Plástica no rosto
Dicas e informações sobre cirurgia plástica no rosto (Lifting facial) que acaba com a flacidez e rugas
O que é plástica no rosto?
Você se sente incomodada com as rugas e flacidez facial? Neste texto, irei explicar melhor como funciona o Lifting facial ou plástica no rosto.
Com o tempo o nosso rosto vai apresentando grandes marcas de expressão, e o envelhecimento faz com que ocorra grande perda de gordura, fazendo com que a pele fique cada vez mais flácida.
Algumas pessoas, mesmo não tendo uma idade avançada já aparentam ter um rosto muito marcado, e com muitas linhas profundas nas bochechas e em torno da boca.
A técnica de Lifting facial é uma cirurgia plástica da face indicada para rejuvenescer o rosto, ela elimina rugas, flacidez e remove o excesso de pele. O procedimento é capaz de levantar o rosto, ameniza consideravelmente os vincos e resgata, aprimorando os contornos faciais.
O lifting facial compreende as seguintes áreas: pálpebras, pescoço, mandíbula e área frontal (região T, que inclui nariz e testa). É uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil.
Tipos de plástica do rosto
Existem diferentes tipos de cirurgia plástica para o rosto sendo elas:
Mini lifting: Muito utilizado para a cirurgia de face que está associada a cicatrizes menores que as clássicas. Na verdade, essa cirurgia é a mesma que o lifting facial, porém com um nome diferente, ela promove um menor descolamento com menores cicatrizes. Entretanto, o procedimento é igual ao de uma ritidoplastia clássica.
- Lifting temporal: É indicada para o levantamento da região temporal, resultando no melhor posicionamento do supercílio,
tornando o olhar mais jovial e descansado. Basicamente, ele levanta a região da cauda da sobrancelha. - Lifting frontal: Este tratamento é indicado para remover as rugas estabelecidas na região da testa, bem como a musculatura que gerou essas rugas, uma vez que nessa área elas são, na maioria das vezes, dinâmicas, isto é, causada pela movimentação muscular da região. É como se fosse uma aplicação de toxina botulínica mais duradoura.
- Lifting cervicofacial: Esta técnica auxilia no tratamento da face e do pescoço, muito similar a uma ritidoplastia clássica. Esse procedimento devolve os tecidos para sua posição original e deixando a silhueta mais rejuvenescida, a mesma tratará a flacidez e excesso de pele da face e pescoço, e também a musculatura abaixo dessa pele.
- Lifting endoscópico: O lifting endoscópio é a um procedimento realizado com o auxílio de um sistema óptico que permite a realização de menores incisões, porém sem limitar a extensão do descolamento. Com essa técnica é possível preservar estruturas nobres, uma vez que está sendo toda feita sob visualização direta, o que não ocorre nas outras modalidades cirúrgicas.
Pré-requisitos
É importante que o paciente esteja em boas condições de saúde, portanto é feita uma anamnese completa com exames pré-operatórios de rotina, avaliando não só seu estado geral de saúde como também qualquer condição específica de saúde.
Como é feito?
A cirurgia do rosto é feita através de cortes que possibilitam que o médico remova e remodele os tecidos da face, posicionando para adicionar volume em áreas depressivas, e reposicionando a musculatura do rosto.
A incisão é feita em partes diversas do rosto como na frente ou atrás da orelha e no couro cabeludo na região temporal ou em sua parte inferior. Uma segunda incisão, abaixo do queixo, poderá ser necessária para aperfeiçoar o aspecto de envelhecimento no pescoço. Suturas ou adesivos de pele são utilizados para fechar os cortes. As linhas de incisão do lifting facial ficam bem escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e do ouvido.
A plástica do rosto é realizada com anestesia local e sedação, mas alguns casos podem requerer anestesia geral.
Tempo da cirurgia
Dependerá das características genéticas e cuidados após a cirurgia de cada paciente. A plástica do rosto não irá impedir o processo de envelhecimento, ela irá apenas rejuvenescer mais o paciente.