Ginecomastia
Cirurgia plástica para correção de mamária masculina
O que é ginecomastia?
A ginecomastia é utilizada para corrigir imperfeições das mamas masculinas que possuem aspecto feminino e apresentam volume e formato diferenciados.
Alguns homens sentem um grande desconforto em relação à aparência das mamas, muitos deixam de ir à praia ou à piscina, porque o fato de se despirem pode causar um constrangimento muito grande por conta das mamas terem um aspecto feminino.
As deformidades das mamas masculinas podem ocorrer por diversos motivos, como: o uso de medicamentos, problemas clínicos, fatores hereditários, aumento do tecido gorduroso, tumores e até mesmo sem causa aparente, e a ginecomastia é a cirurgia mais indicada nestes casos.
As maiorias dos casos de ginecomastia surgem na puberdade, com uma incidência de 65% nos jovens entre 14 e 15 anos. Essa condição desaparece durante os últimos anos da adolescência, apresentando-se apenas em 7% aos 17 anos de idade. A incidência aumenta com a progressão da idade, atingindo até 30% nos homens idosos.
Sobre a ginecomastia
A ginecomastia se desenvolve na região mamária masculina, é reconhecida pelo aumento glandular e pelo aspecto de mama feminina. A deformidade pode se apresentar na vida do homem, logo em seus primeiros dias de vida, na adolescência ou ainda na andropausa. Na infância e na adolescência, a ginecomastia tende a desaparecer sem intervenção cirúrgica.
Este tipo de problema atinge diretamente a autoestima do homem e causa um desconforto enorme esteticamente. O paciente é submetido a um exame clínico para investigar as causas que acarretam o aparecimento da ginecomastia.
Existem três técnicas diferentes que podem ser empregadas neste tipo de procedimento: a lipoaspiração tradicional das mamas, a mastoplastia redutora (utilizada quando é necessária a remoção de maior quantidade gordura) e a remoção de pele excedente.
Como é feita?
A cirurgia consiste em realizar uma incisão pequena em forma de semicírculo na parte inferior da aréola, na transição da aréola para a pele. A cicatriz não é aparente e fica invisível com o tempo.
É retirada a glândula de consistência dura e aumentada, que deverá ser examinada por um anatomopatologista. Nos casos de ginecomastia adiposa, a cirurgia pode ser feita com lipoaspiração da gordura mamária. Nesse caso, o caroço que se apalpa é pequeno e o tratamento pode ser feito através de um pequeno orifício, praticamente imperceptível ao fim de algum tempo.
Pré-operatório
Será indicado realizar:
- Exames de laboratório ou avaliação médica;
- Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais;
- Parar de fumar bem antes da cirurgia;
- Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
Pós-operatório
Após o procedimento é comum que a região apresente alguns edemas. Sendo recomendado:
- Evitar movimentação excessiva da região;
- Se necessário use compressas de solução fisiológica fria;
- Mantenha sua alimentação normal e equilibrada;
- Evitar alterações climáticas e exposição à luz solar;
- Siga corretamente as recomendações médicas e realize seu retorno conforme solicitado. O retorno ao médico é um dos elementos essenciais para se obter um resultado adequado.
Resultados
A técnica irá reduzir o tamanho da glândula e o excesso de gordura que resultam no aspecto de mama feminina, possibilitando a diminuição dos mamilos e das aréolas, molda a região e oferece um aspecto masculino ao tórax do paciente.