Cirurgia de pálpebras
A cirurgia plástica que levanta pálpebras e elimina bolsa de gordura
O que é blefaroplastia?
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele, músculo e gordura das pálpebras, além de posicionar as pálpebras corretamente, de forma a remover rugas, que levam a uma aparência cansada e envelhecida.
A cirurgia é realizada na pálpebra superior, na inferior ou em ambas e, dependendo da necessidade pode ser aplicado botox juntamente com a blefaroplastia, para obter melhores resultados estéticos ou também realizar um lifting facial para deixar o rosto mais rejuvenescido.
Como é realizada?
Primeiramente é feito uma anestesia local com sedação ou anestesia geral. A cirurgia dura cerca de 40 minutos a uma hora e meia. Depois é realizada a marcação do excesso de pele para ser cortado com o bisturi, para que em seguida seja cauterizada com bisturi elétrico e dá pontos da região exterior das pálpebras. Os pontos podem ser absorvíveis (que caem sozinhos) ou removíveis. Em alguns casos usam-se adesivos cirúrgicos de pele ao invés de pontos.
Em casos de ptose palpebral (queda da pálpebra por causas musculares) é necessário corrigir a musculatura orbicular. Dependendo da necessidade é possível associar outros procedimentos, como a rinoplastia (correção do nariz) ou lifting facial na mesma cirurgia. Uma avaliação médica irá identificar as necessidades de outras técnicas para atingir o resultado esperado.
A recomendação é de internação de 6 a 8 horas, caso sejam associadas outras cirurgias, como as citadas acima, o tempo de internação pode se estender a um período de 12 à 24 horas.
Indicações
O procedimento é indicado em pessoas que apresentam casos de flacidez das pálpebras, pálpebras caídas ou quando existem bolsas em baixo dos olhos, que causam um ar de cansado e envelhecimento.
É comum surgir estes problemas em pessoas com mais de 40 anos, no entanto, pode ser realizada em pacientes jovens quando o problema é causado por fatores genéticos.
Pré-operatório
Antes da cirurgia de pálpebras – blefaroplastia são realizados exames como hemograma (o exame de sangue), coagulograma (análise da coagulação do sangue) e será necessário também fazer jejum de oito horas para poder realizar o procedimento. Medicações anticoagulantes, como a aspirina, devem ser evitados um mês antes da cirurgia. Também é recomendado cessar o tabagismo com pelo menos um mês de antecedência à cirurgia plástica.
Pós-operatório
A cirurgia deixará uma cicatriz discreta, que fica localizada na dobra da pálpebra e bem embaixo dos cílios inferiores, no caso da pálpebra de baixo ou ainda dentro da conjuntiva (parte de dentro dos olhos). O aparecimento de queloides é muito raro nesta região, mas poderá acontecer.
A recuperação da cirurgia demora em média cerca de duas semanas e é recomendado:
- Mantenha repouso relativo evitando movimentação excessiva nos 2 primeiros dias;
- Colocar compressas frias sobre os olhos para reduzir o inchaço;
- Dormir de barriga para cima com travesseiro sobre o pescoço e o tronco, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo;
- Durante os primeiros dias, é comum uma irritação dos olhos e uma maior sensibilidade à luz e ao vento. Para evitá-las, devem ser usados óculos escuros;
- Poderá haver edema das pálpebras até o 3º dia depois da cirurgia, quando então começa a regredir, apresentando um aspecto natural por volta do 7º dia;
- Evite sol, vento e friagem, por 14 dias;
- Não utilizar maquiagem nos olhos;
- Passar sempre protetor solar para que as cicatrizes não fiquem mais escuras.
Estes cuidados devem ser mantidos até 15 dias após a cirurgia, mas o indivíduo deve voltar ao médico para fazer uma consulta de revisão e retirar os pontos.
Siga rigorosamente a prescrição médica.
Resultados da cirurgia
O paciente poderá ver os resultados do procedimento dentro de algumas semanas, mas, pode levar até um ano para as linhas de incisão se refinarem totalmente. Embora a cirurgia da pálpebra possa corrigir determinadas condições permanentemente, há o envelhecimento natural. Portanto, procure sempre fazer a prevenção com proteção solar adequada para ajudar a manter os resultados.